10/10/2017 07h51 - Atualizado em 10/10/2017 07h51

Islândia vence e se classifica de forma inédita para a Copa do Mundo

Por: gazetaesportiva
 

A participação nas quartas de final da Eurocopa de 2016 foi apenas o indício de que a seleção da Islândia tinha muito a mostrar. De forma inédita, a sensação europeia garantiu classificação de forma direta para os grupos da Copa do Mundo de 2018. A vitória em cima de Kosovo por 2 a 0 assegurou a vaga. Quem também segue vivo na chance de disputar o Mundial é a seleção da Croácia, que venceu o confronto direto contra a Ucrânia e se classificou para a repescagem.

A decepção do grupo ficou por conta da Turquia. Inicialmente favorita, a seleção turca não mostrou um bom futebol e acumulou maus resultados que culminaram na desclassificação antecipada. O encerramento nas Eliminatórias foi com um empate diante da também eliminada Finlândia.

Feito inédito…

Com a classificação bem encaminhada e precisando de uma vitória contra Kosovo, lanterna do grupo I, para ir de forma direta ao Mundial, a Islândia fez o dever de casa, venceu por 2 a 0 e conseguiu o feito inédito. A tão esperada goleada não veio e o placar foi o suficiente para garantir a vaga. O primeiro gol saiu na reta final do primeiro tempo, aos 40 minutos, com um dos principais jogadores do time. Sigurdsson colocou a bola nas redes e começou a escrever história.

O resultado seguia magro e o adversário já não mostrava disposição para reagir. Se aproveitando da situação, veio o gol do alívio. Aos 23 minutos, foi a vez do meia Gudmundsson ampliar o marcador e resolver a partida. A classificação segue a onda de realizações históricas do país, que surpreendeu a Europa com triunfos na Eurocopa de 2016 e chegando às quartas de final do torneio.