06/12/2017 08h03 - Atualizado em 06/12/2017 08h03

Prêmio Paralímpicos 2017 homenageia melhores atletas do ano

Por: gazetaesportiva
 
 
André Rocha recebeu o prêmio “Atleta da Galera” (Foto: Divulgação)
André Rocha recebeu o prêmio “Atleta da Galera” (Foto: Divulgação)

Em evento realizado na Sala São Paulo na noite da última segunda-feira, os melhores atletas do ano de 2017 foram homenageados na sétima edição do Prêmio Paralímpicos. As honrarias tiveram como destaque a vitória do nadador Daniel Dias na categoria masculino, da judoca Alana Maldonado no feminino e de André Rocha, do atletismo, como "Atleta da Galera".

Maior medalhista da história das Paralimpíadas, o nadador Daniel Dias venceu o prêmio de melhor atleta paralímpico masculino da temporada pela terceira vez. O atleta, que está na disputa do Mundial de natação, na cidade do México, agradeceu ao público em vídeo enviado.

"Fico muito contente de receber mais uma vez esta premiação. É gratificante saber que tenho o carinho e a torcida das pessoas. Não pude estar presente porque estou representando o Brasil aqui no México, mas agradeço de coração a premiação", declarou o nadador, que já havia vencido o prêmio em 2011 e 2013.

Já entre as mulheres, houve novidade, com uma judoca vencendo pela primeira vez o prêmio. Ouro na Copa do Mundo de Tashkent, no Uzbequistão, prata no Grand Prix Internacional, em São Paulo, e ouro no Campeonato Brasileiro, Alana Maldonado mostrou emoção.

"Estou emocionada com esta premiação. Queria agradecer à minha equipe técnica, meus colegas de treino e à minha família que me dá suporte diariamente. Muito obrigado a todos", disse Alana, que disputa o judô para cegos desde 2014.

A premiação ainda contou com uma eleição com voto público. Campeão mundial do lançamento de disco F52 neste ano, em Londres, André Rocha foi o vencedor com 60,31% dos votos em pleito realizado no site do Prêmio Paralímpicos. Ele superou a velocista Verônica Hipólito, com 22,34%, e Brendow Christian (17,35%), cuja especialidade são as provas de campo do atletismo.

"Fiquei surpreso, porque em meio a um número imenso de atletas eu consegui passar para a segunda fase. Não esperava, tampouco chegar até aqui. A minha cidade, Taubaté, abraçou muito essa causa e este Prêmio. Gostamos muito de esporte e foi uma corrente positiva incrível", disse André Rocha, que era policial militar e, em uma perseguição no fim de 2005, caiu de um muro e sofreu uma severa lesão na coluna que lhe tirou os movimentos dos membros inferiores.

Além destes três categorias, foram premiados os destaques de cada uma das 22 modalidades que compõem o programa dos Jogos Paralímpicos de Verão, além do melhor atleta paralímpico de 2007 no futebol de 7, vela adaptada e em esportes na neve.

Confira os premiados por modalidade:

Atletismo – Petrúcio Ferreira Basquete em CR – Gelson da Silva Bocha – Evelyn Oliveira Canoagem – Caio Ribeiro Ciclismo – Lauro Chaman Esgrima em CR – Jovane Guissone Esportes na neve – Aline Rocha Futebol de 5 – Ricardinho Alves Futebol de 7 – Jan Francisco Goalball – Josemarcio Sousa Halterofilismo – Bruno Carra Hipismo – Sérgio Oliva Judô – Alana Maldonado Natação – Daniel Dias Parabadminton – Vitor Tavares Parataekwondo – Débora Menezes Remo – Jairo Klug Rugby em CR – Julio Cézar Braz Tênis de mesa – Danielle Rauen Tênis em CR – Ymanitu Silva Tiro com arco – Francisco Cordeiro Tiro esportivo – Geraldo Von Rosenthal Triatlo – Carlos Viana Vela adaptada – Ana Paula Marques Vôlei sentado – Fred Dória