Aterro e ETE de Dourados são referência em curso ambiental
30/07/2010 - 17:59 h
O Aterro Sanitário Municipal e as estações de tratamento de Esgoto (ETE´s) de Dourados servem de referência para o curso que vem capacitando profissionais inseridos no Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais do Ministério do Meio Ambiente.
Um grupo de 50 profissionais do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e técnicos ambientais que atuam em diversos municípios na área de licenciamento ambiental fez nesta sexta-feira uma visita técnica ao Aterro Sanitário Municipal e à Estação de Tratamento de Esgoto Guaxinim, nas proximidades da Vila Cachoeirinha. Em Dourados são três estações – a Guaxinim, Água Boa e Laranja Doce.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Aparecida de Oliveira Miguel, explicou que Dourados foi escolhida para a visita técnica por ter o maior aterro sanitário do Estado. Em Mato Grosso do Sul, maioria das cidades conta apenas com lixões.
Uma das coordenadoras do curso de capacitação, Márcia da Mata, explicou que esta é a terceira e última parte do Curso de Licenciamento Ambiental com foco em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e Aterros Sanitários, realizado pelo PNC.
O objetivo, segundo ela, é capacitar os agentes responsáveis pela elaboração e implementação da Política Municipal de Meio Ambiente, por meio da criação de um Sistema Municipal de Meio Ambiente, fortalecendo o Sistema Nacional de Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável (Sisnama). “O programa tem foco nacional e se fundamenta na lógica da gestão ambiental compartilhada entre municípios, Estados e União, sempre consideradas as especificidades locais e regionais”, explicou.
O curso é semipresencial, dividido em três módulos, sendo as duas primeiras partes teóricas, via internet, com provas, fóruns de discussão e troca de experiências entre os alunos de outros Estados. “O curso significa a melhora na qualificação dos técnicos que atuam na questão dos resíduos sólidos. Será a oportunidade de repassar informações sobre técnicas de estudos ambientais e aprimoramento. Essas informações serão necessárias para otimizar nos processos de licenciamento ambiental”, explicou Márcia.
Durante a visita a Dourados, os alunos assistiram aulas com o consultor ambiental do MMA, Daniel Trento, no período da manhã, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM). Também foi ministrada palestra pelo técnico ambiental da Sanesul, Marcos Ramalho. À tarde o grupo realizou as visitas técnicas a Estação de Tratamento de Esgoto Guaxinim em seguida ao Aterro Sanitário.
Além dos servidores do Imasul, participam técnicos ambientais das prefeituras de Campo Grande, Rochedo, Três Lagoas, Corumbá, Pedro Gomes, Nova Andradina, Laguna Carapã, Amambai, Rio Brilhante, Dourados, Naviraí e Sidrolândia.
Fonte: Assecom